Jovem Aprendiz Detran 2018 – Vagas, Inscrição

Jovem Aprendiz Detran 2018 é a oportunidade de o jovem, sem experiência profissional, conquistar o primeiro emprego. Conseguir uma vaga para Jovem Aprendiz no Detran 2018 é uma chance de iniciar uma carreia de sucesso. Confira!

Jovem Aprendiz Detran 2018, Veja como enviar seu currículo. (Imagem: Divulgação)

Jovem Aprendiz Detran 2018

Se você está em busca do primeiro emprego, o Dentran (Departamento Nacional de Trânsito) abre, todos os anos, o processos para o programa Jovem Aprendiz.

As oportunidades são voltados para diversas áreas, já que o órgão do Poder Executivo Estadual é responsável por fiscalizar o trânsito de veículos e está presente em todos os estado brasileiros. Entre as atribuições estão o estabelecimento e cumprimento das normas para formação e fiscalização de condutores.

Além disso, os DETRANs são responsáveis por avaliar a capacidade física, mental e psicológica dos candidatos que pleiteiam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Está aberto para atender a todos as áreas, desde fiscalização, administrativa, de processos de credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas na jurisdição de cada estado. Outra responsabilidade dos DETRANs, localizados em vários Estados, é o credenciamento de Despachante de Trânsito para a área de documentação de veículos.

Portanto, conheça como participar do programa, criado pelo Governo Federal em parceria com o Instituto Crescer. O principal objetivo é inserir o jovem no mercado de trabalho, principalmente, àqueles em situações de vulnerabilidade econômica e social.

Programa Jovem Aprendiz Detran

A Lei do Jovem Aprendiz foi criada em para atender às necessidades de jovens e descobertas de novos talentos. Pela legislação, as empresas de médio e grande porte, possuem uma cora de contratação de jovens para o seu quadro de colaboradores. Os jovens que buscam uma oportunidade de trabalho, mas não possuem experiência, podem concorrer ás vagas.

Jovem Aprendiz Detran 2018, Veja como enviar seu currículo. (Imagem: Divulgação)

No caso do Detran, um órgão público, também aderiu ao programa. No quadro de funcionários, possui diversos jovens aprendizes contratados por meio de empresas terceirizadas conveniadas. O programa faz parte da lei federal de inclusão social, cujo objetivo principal é a qualificação profissional. O benefício está amparado pela Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

O programa tem como um dos principais benefícios a possibilidade de obter o primeiro emprego, assim como a participação do jovem em cursos de qualificação profissional.

Para oferecer o programa Jovem Aprendiz ainda é necessário que a empresa ofereça orientação e acompanhamento profissional e o contratante deve cumprir o termo previsto pela legislação. De acordo com a legislação, empresas de médio e grande porte devem empregar participantes do programa em cursos de aprendizagem. O total de participação de jovens aprendizes na empresa deve variar de 5% a 15%, no máximo, em relação ao quadro total de funcionários.

Benefícios do programa

Os benefícios são determinados pela legislação. Conheça mais sobre o programa e os benefícios do programa.

  • Salário mínimo federal;
  • Carteira de trabalho assinada e contrato de aprendizagem assinado;
  • FGTS;
  • Seguro Desemprego;
  • Férias remuneradas e coincidentes com o período das férias escolares;
  • 13º salário;
  • Vale-transporte e vale-refeição.
  • Assistência médica;
  • Jornada de trabalho de apenas 6 horas diárias;
  • Uniforme da empresa;

Requisitos para vagas

É preciso checar todos os requisitos. (Imagem: Divulgação)

Os candidatos que pretendem participar do programa devem preencher alguns requisitos, como: Ter idade entre 14 e 24 anos, estar cursando Ensino Fundamental ou Ensino Médio ou já ter concluído os estudos, jovens de famílias de baixa renda terão prioridade na seleção das vagas.

As vagas para o programa Jovem Aprendiz estão disponíveis no site do órgão.

Os processos seletivos do Jovem Aprendiz é feito uma vez por ano. De acordo com Lei do Menor Aprendiz, a duração dos contratos duram 11 meses e as jornadas de trabalho diária dos jovens são de 6 horas.

Confira as áreas atuais de trabalho:

– Assistente Administrativo;

– Atendimento.

Inscrições

Os responsáveis por fazer o recrutamento e seleção de candidatos para o programa Jovem Aprendiz Detran são empresa terceirizadas, conveniadas ao órgão.

Para fazer a acesse o site do Detran do seu estado, como www.detran.sp.gov.br , ou busque informações no próprio órgão, em sua região, para fazer a inscrição no processo.

Mais informações sobre o processo também podem ser obtidas no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), www.denatran.gov.br/.

Os jovens que forem selecionados são escalados para trabalharem em grupos, supervisionados pelos responsáveis e profissionais do setor. Ao final do processo, o jovem tem chances de ser efetivado e garantir o primeiro emprego em uma grande experiência profissional.

Endereços dos Detrans para Jovem Aprendiz

Para buscar informações sobre o programa, basta acessar os endereços:

www.denatran.gov.br/links.htm

Na sequência, o link do Detran do seu estado, por exemplo, quem mora em São Paulo, escolha a opção “DETRAN-MG” e será redirecionado para o endereço: www.detran.mg.gov.br

Depois escolha a opção “Atendimento” ou “Fale com o DETRAN/MG”.

Assim, poderá entrar em contato com o órgão para saber sobre os processos seletivos pata Jovem Aprendiz. Outra alternativa é buscar informações sobre o processo de seleção pelo telefone 155 e ainda pelo “Chat Online”.

Vantagens do programa

O programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade para jovens que estão em busca do primeiro emprego, principalmente quem busca a qualificação profissional. A experiência prática é faz toda a diferença no currículo.

O jovem, no entanto, também deve se comprometer com a empresa e realizar as atividades diárias. Acesse o site e conheça mais sobre o Jovem Aprendiz Detran 2018, Veja como enviar seu currículo


Add Comment